Mais de 1,3 mil pessoas já registraram eletronicamente a intenção de doar órgãos em Goiás por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A plataforma foi criada pelos Cartórios de Notas e é regulamentada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O número reflete o avanço da conscientização sobre a importância da doação.
O interessado acessa o portal da AEDO, solicita um Certificado Digital Notarizado, participa de uma videoconferência com um tabelião e assina eletronicamente o documento, indicando os órgãos que deseja doar. O processo é gratuito. A autorização pode ser revogada a qualquer momento.
Atualmente, mais de 760 pessoas aguardam por transplantes em Goiás. Em 2026, mais de 3 mil transplantes já foram realizados no Brasil, com destaque para os procedimentos de rim e fígado. A AEDO amplia o acesso ao registro oficial de doadores e fortalece o sistema nacional de transplantes.
DM





