1. MENU
  2. CONTEUDO
  3. RODAPE
K2_DISPLAYING_ITEMS_BY_TAG prejuizo

Falta de chuvas favoráveis ao grão no estado do MS cria cenário desfavorável e com desafios para os sojicultores

 

seca tem causado grandes prejuízos nas plantações de soja em Mato Grosso do Sul, afetando a produtividade agrícola da região. Diego Burgel, produtor de soja da região de Sidrolândia (MS), viu suas expectativas despencarem de maneira drástica.

 

Inicialmente, ele esperava colher entre 60 e 65 sacas por hectare nos 6.200 hectares plantados, o que representaria uma produção expressiva e um bom retorno financeiro. Contudo, devido à escassez de chuvas e ao calor extremo que afetaram a região nos últimos meses, a situação tomou um rumo desfavorável.

 

Com o clima adverso, Burgel agora estima uma perda de 30% no seu potencial produtivo, reduzindo a previsão para algo entre 42 e 45,5 sacas por hectare. Essa redução representa uma grande queda em sua produção total, com impactos diretos na rentabilidade da safra.

 

A seca prolongada, que tem se tornado uma constante nas últimas temporadas, tem afetado não apenas a quantidade, mas também a qualidade da soja, o que gera uma série de dificuldades logísticas e econômicas para os agricultores.

 

A realidade dura do campo evidencia o impacto severo das condições climáticas adversas, que vêm desafiando cada vez mais os produtores. A falta de chuva tem prejudicado a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas, o que agrava ainda mais a situação.

 

Além disso, a falta de umidade no solo impede que os grãos atinjam o tamanho esperado, comprometendo a produtividade em MS. A seca, combinada com os custos crescentes de insumos e com a incerteza quanto à recuperação da safra, coloca em risco a sustentabilidade de muitas famílias de produtores rurais, que enfrentam um cenário desolador em um momento crítico da agricultura sul-mato-grossense.

 

Canal Rural

K2_PUBLISHED_IN Agricultura

Idoso perdeu R$ 2,5 mil referentes à aposentadoria, que ele havia recebido no dia anterior. Suspeito já foi solto

 

 

O homem suspeito de furtar R$ 2,5 mil de um idoso de 92 anos em um bar de Itauçu foi solto logo após ser detido pela polícia. O crime aconteceu no dia 30 de dezembro, quando o idoso, que cochilava durante um momento de pouco movimento no estabelecimento, teve o valor subtraído. O dinheiro, referente à aposentadoria recebida no dia anterior, seria usado para pagar mercadorias compradas para o bar, que pertence à vítima há 20 anos.

 

Câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito, vestido com uma camisa azul e segurando um capacete, entrou no bar, pegou o dinheiro e fugiu na garupa de uma motocicleta. As imagens ajudaram a polícia a identificar o homem.

 

Idoso foi só a primeira vítima

 

Na última quinta-feira (2), o suspeito foi localizado em uma chácara, onde estaria planejando outro crime. Ele foi preso por um policial militar de folga, identificado como soldado Dias, do 13º BPM, e levado à delegacia. Apesar de sua extensa ficha criminal, o homem foi liberado após a prisão.

 

Mais Goiás

K2_PUBLISHED_IN Polícia

Paranaíba teve mais uma vítima, das centenas que negociam veículo anunciado no Facebook. Esta negociou com o estelionatário, encontrou o verdadeiro dono e os dois caíram na lábia do bandido e perdendo dinheiro por falta de cuidado.

 

Uma vítima, após ver um anúncio de uma moto Honda FUN 125 preta no Marketplace Facebook, ligou para o telefone informado e após negociação pelo valor de R$ 4.000,00 foi até o endereço do verdadeiro proprietário.

 

Antes disto, o estelionatário já havia entrado em contato com o dono e o ludibriado para que mostrasse a moto para a vítima.

 

Após a vítima verificar os documentos com o verdadeiro dono fez um PIX para o estelionatário no valor R$ 3.800,00.

 

Toda a negociação foi feita via WhatsApp e a vítima perdeu seu dinheiro.

 

O Correio News

K2_PUBLISHED_IN Polícia

As péssimas condições da GO-306 estão causando transtornos e prejuízos a criadores de peru na região de Mineiros. Eles estão preocupados porque nesta época do ano a procura pelas aves aumenta, por causa do Natal.


A GO-306 liga o município de Mineiros a Chapadão do Céu e corta uma região onde existem 90 aviários de perus. É pela rodovia que passa boa parte da produção das aves até a indústria, na cidade.


Antônio Paulo Carvalho é um dos criadores. Há sete anos ele tem um núcleo com três aviários. Segundo o criador, no período chuvoso é comum os caminhões que transportam alimento para as aves ficarem atolados.


"Intransitável. Infelizmente a gente tido prejuízo. Não consegue tirar as aves, a ração não chega e mesmo quem está trafegando pela rodovia não consegue chegar no destino”, reclama Carvalho.


Segundo os agropecuaristas da região, em dias de chuva cerca 30 caminhões são resgatados em pontos onde existe bastante areia. Enquanto os veículos ficam parados, a produção na indústria de Mineiros fica comprometida.


O gerente de agropecuária Jossoni Guerra diz que os prejuízos na indústrias são imensos. "Duas mil pessoas paradas no abatedouro, esperando os perus, caminhões parados. Fábrica de ração parada porque não consegue expedir ração para os outros perus que não estão sendo carregados. Eu não tenho condição de calcular de quanto nós estamos falando, mas é um número absurdo", afirma.


Erosões
Pela estrada, erosões no acostamento e cerca de 64 quilômetros de muita terra. Quem passa pelo trecho sem asfalto da GO geralmente tem a mesma opinião sobre a estrada. "Ela precisa de reparos, não tem sinalização e tem muito buraco", diz o caminhoneiro João Batista.


Uma solução encontrada pelos produtores rurais da região foi a de fornecer o cascalho para que o estado recupere a rodovia. A Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) contratou o maquinário e a mão de obra, mas, de acordo com a empreiteira que está executando a recuperação, só serão recuperados 13 quilômetros de estrada.


Fonte: G1 Goiás

K2_PUBLISHED_IN Mineiros

 

As primeiras chuvas trouxeram prejuízos para 40 criadores de gado. Mais de 30 animais que participavam de uma prova nacional de ganho de peso morreram em Silvânia, município a 84 km de Goiânia. Os bois foram atingidos por uma descarga elétrica de um raio. Um prejuízo para 40 criadores de seis estados e quase R$ 400 mil.

Durante uma forte chuva, no confinamento da Fazenda Barreiro, 135 animais estavam em um piquete. Os 34 que ficaram próximos ao cocho  receberam a descarga elétrica de um raio. Os tourinhos das raças nelore, nelore mocho, guzera e tabapuã, com idades entre 13 e 14 meses, morreram na hora.

Prova
A competição de ganho de peso é realizada pelas Associações Brasileira e Goiana de Criadores de Zebu em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Durante a prova, o gado passa pela etapa da balança, para saber quantos quilos engordou. Mesmo com a morte dos animais, a prova nacional de ganho de peso continua, agora com 101 tourinhos.

 

K2_PUBLISHED_IN Estado
Instagram Radio EldoradoTwitter Radio Eldorado

 

Enquete Eldorado

Você já sabe em quem vai votar nas eleições para presidente?

SIM - 42.9%
NÃO - 57.1%

Total de votos: 7
A votação para esta enqueta já encerrou